A violência policial se descontrola na Colômbia tomada por protestos, com 19 mortos e 800 feridos

A violência policial se descontrola na Colômbia tomada por protestos, com 19 mortos e 800 feridos

A violência policial se descontrola na Colômbia tomada por protestos, com 19 mortos e 800 feridos 481 105 LEGS - Laboratório de Estudos sobre Governança da Segurança

O som da Colômbia é de medo e incerteza. Nas ruas de algumas cidades são ouvidos tiros que ecoam no escuro, correrias e gritos. O país vive nesta terça-feira mais um dia de violência que pôs em alerta os organismos internacionais. A ONU e a União Europeia condenaram a brutalidade policial e pediram que os responsáveis pela repressão respondam por seus atos. Dezenove pessoas foram mortas, 87 estão desaparecidas e mais de 800 ficaram feridas desde quarta-feira passada, quando começaram os protestos contra uma reforma tributária que o presidente Iván Duque já retirou. O recuo do Governo não esfriou os ânimos.

As cenas mais chocantes vêm de Cali, onde ocorreu o maior número de mortes. Os choques entre a polícia e manifestantes foram constantes durante a noite. Há imagens de veículos blindados e helicópteros dispersando a multidão com gás lacrimogêneo e detonações de armas. O primeiro andar de um hotel onde estavam hospedados policiais foi incendiado. Manifestantes ergueram barricadas nas principais estradas de acesso à cidade, e o aeroporto foi bloqueado. As prateleiras dos supermercados ficaram vazias. As autoridades abriram corredores para que Cali, de 2,2 milhões de habitantes, possa receber gasolina, remédios e alimentos.

Veja a matéria completa AQUI.