Bem Vindos ao projeto Sacolas Camponesas!

Produzir alimentos agroecológicos, livres de agrotóxicos e construir um mercado solidário que gere renda para as mulheres camponesas do assentamento Eli Vive é o nosso objetivo!

Quem Somos

O projeto Sacolas Camponesas é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Londrina iniciado em 2016 que abrange os cursos de Geografia, Biologia, Direito e Agronomia. O objetivo do projeto é empoderar as mulheres  camponesas do assentamento Eli Vive 2, que vivem em situação de vulnerabilidade social, por meio da inclusão produtiva, tecnológica e mercantil, isto é, capacitação para a produção e comercialização de produtos de qualidade e livres de agrotóxicos.

O assentamento Eli Vive, criado em 2014, e situado no distrito de Lerrovile, município de Londrina (delimitado ao sul pela divisa com o município de Tamarana), abrange um total de 512 famílias. Neste assentamento encontra-se um grupo de mulheres camponesas que compõem a Associação das Mulheres Camponesas do Eli Vive (AMCEV), das quais, juntamente com o projeto de extensão da Universidade Estadual de Londrina, fazem parte do projeto Sacolas camponesas.

A iniciativa foi inspirada em uma proposta desenvolvida no campus de Três Lagoas da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), como uma tentativa de potencializar e fortalecer as relações com agricultoras camponesas com os consumidores. A escolha de trabalhar somente com mulheres foi devido aos altos índices de violência e marginalização destas no campo, comprovados por diversos estudos históricos.

O Projeto Sacolas Camponesas está ligado a um sistema de economia solidária, promovendo a troca justa e responsável entre o apoiador que receberá produtos (agroecológicos) de qualidade por um preço justo e as camponesas, que têm como fonte de sobrevivência a distribuição dos produtos.

Assim, o projeto potencializa a qualidade da alimentação de todos que participam e almejam a expansão pela tecnificação e inclusão de produtos agroecológicos no mercado, além do fomento a renda familiar e igualdade de papeis entre gêneros. 

 

Foto com professoras, bolsistas e mulheres camponesas integrantes do projeto (da esquerda pra direita em pé: Rose, Ivone, Luciana, Ivonete, Lenicia (Tata), Sandra (Flor), Danayane, Professora Rosângela, Professora Simone, Bolsista Juliana e Bolsista Mariana; da esquerda para direita sentadas: Janete, Vera, Valéria, Isabel , Professora Eliane, Bolsista Leticia, Bolsista Natália e Bolsista Gabriela).

Galeria de fotos