Desempenho Sobre o Valor de Mercado das Ações da Petrobrás após Lava Jato

 Este trabalho tem como objetivo avaliar os reflexos do desempenho sobre o valor de mercado das ações da Petrobras em período determinado, antes e depois do escândalo e divulgação do esquema Lava Jato, o qual envolve investigações policiais por suspeita de fraudes, contratação de empreiteiras de forma ilícita e desvios de dinheiro.

 A partir da análise dos indicadores econômicos de uma das mais importantes multinacionais do Brasil percebe-se o grande impacto sofrido pela corrupção, investigada e apontada pela operação Lava jato em 2014., causando perdas à empresa pelo desvio de dinheiro, pela queda na confiança dos investidores, pelos investimentos pautados em corrupção que trouxeram grandes prejuízos à Petrobrás. Além das perdas com a corrupção a estatal enfrenta uma série de processos no exterior em razão das perdas bilionárias.

 A empresa brasileira perdeu, durante o período analisado, quase 300 bi em valor de mercado, o que representa uma perda de 70%. O valor das suas ações preferenciais entraram em declínio contínuo, agravado ainda mais pela queda na cotação internacional do petróleo, chegando ao patamar de R$ 4,20. O endividamento da empresa devido ao aumento das suas dívidas em dólares e a redução do valor do seu produto no mercado internacional, levando à perda do selo de boa pagadora, conferido pelas 3 principais agências de classificação de risco.

 Além dos efeitos da corrupção e da queda do preço do petróleo durante o período avaliado a petrolífera também sofreu outros impactos internos que levaram ao agravamento da situação: o controle artificial dos preços praticados pelo governo para segurar a inflação controlando o preço da gasolina causou prejuízos bilionários ao caixa da Petrobras, assim como o aumento do dólar, que causou a explosão da sua dívida em dólar.

 Os problemas de governança, as intervenções equivocadas do governo e os prejuízos causados pela corrupção  fizeram com que a  maior empresa brasileira tivesse a maior perda de valor nominal de mercado das 57 empresas da Ibovespa (Dados Economática).

Artigo Completo.

Top